Uema realizará o Curso de Capacitação “Violência de gênero e educação: metodologia e práticas políticas de socialização de informações”

Com intuito de proporcionar formação teórica e crítica que possibilite aos alunos refletirem o fenômeno da violência de gênero e como a educação de gênero pode contribuir para alterar as relações de poder na perspectiva de construção de uma sociedade sem desigualdades, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência de Gênero da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoverá, em parceria com a UFMA, um Curso de Capacitação, no período de 15 de agosto a 28 de setembro.

O Curso intitulado “Violência de gênero e educação: metodologia e práticas políticas de socialização de informações” visa ainda, proporcionar trocas de informações entre as participantes, tendo como fontes de informações os Bancos de Teses e Dissertações produzidas que versam sobre o tema, visando socializar a produção acadêmica produzida na UFMA e Uema.

O conteúdo será apresentado a partir de aulas teóricas e práticas, com leitura e discussão de textos. Os textos serão acompanhados de um roteiro de leitura para que os alunos possam responder e debater na aula seguinte. Cada aluno apresentará, ao término de cada aula, um texto em forma de fichamento buscando dialogar com o autor e ao final irá responder as perguntas indicadas pelo professor.

O Curso acompanhará material pedagógico elaborado pelos professores para orientar as aulas expositivas e favorecer a produção textual dos alunos.

Espera-se como resultados o desenvolvimento de experiência com técnicas de intervenções em grupamentos sociais de mulheres, o estabelecimento de parcerias institucionais com órgãos governamentais e não governamentais de grande credibilidade, produção e alcance social e o envolvimento das mulheres dos movimentos e feministas, estudantes e professoras com programas de extensão de natureza social e instituições educacionais.

O Curso terá uma carga horária de 70 horas com aulas presenciais e on-line. Acontecerá as terças e quintas, das 14h às 18h, no Prédio de História da Uema – Centro Histórico.

O comitê da Uema foi criado no intuito de construir, efetuar e viabilizando coletivamente uma rede de suporte para estudantes vítimas de violência sexual e prevenir que tais violências ocorram. O objetivo do comitê, formado por discentes, servidoras docentes e técnicas administrativas da Uema, consiste em promover a igualdade nas relações de gênero, partindo inicialmente de estratégias e mecanismos de prevenção e enfrentamento do problema, seguido do acolhimento e encaminhamento adequado das vítimas.

Para se inscrever acesse AQUI!

Por: Karla Almeida